PROJETO:
O AMOR DE MÃE.
Escola Municipal:
Lourdes Maria de Lima
Série 3º ano. Período:
vespertino.
Número de alunos: 28.
Duração: 1 Semana.
Característica do
projeto: interdisciplinar.
Direto: Ezequiel Lessi.
Coordenadoras: Vera
Lucia
Professora: Sionei de
Fátima Liandro
INTRODUÇÃO:
O tema amor de Mãe é um trabalhado
em que os alunos pode se empolgar ao falar de mãe e pensar o quanto é
importante ser mãe e ser filho. Na atualidade, sabemos o quanto nos falta tempo
para cumprir esta missão devido às atribuições que nos foram impostas pela vida
moderna.
O
projeto cria situações de ensino aprendizagem que possibilitam o aluno a
pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas dotadas de desejos, sonhos,
medos, projetos e duvidas e poder com isso, tornar o Mundo delas bem melhor.
JUSTIFICATIVA:
O tema Amor
Mãe realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há criança que não fique
empolgada quando fala da mamãe.
Porém não podemos nos esquecer de que entre
nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo
responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.
Então cabe a nós
motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.
Pois, chegamos à conclusão de que a formação da criança está entrelaçada com
suas emoções e seus vínculos afetivos.
Se não valorizarmos a
afetividade, o respeito e a gratidão entre mães e filhos, que mais iremos
valorizar?
– Objetivo Geral:
Sensibilizar os alunos sobre a importância de
comemorarmos o dia das mães.
– Objetivo Específico:
- Valorizar a
afetividade, o respeito e a gratidão entre mães e filhos;
- Desenvolver
a oralidade, a escrita;
-
Interpretar diferentes gêneros textuais;
- Reconhecer
a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
-Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
- Promover e estimular a linguagem oral;
- Fazer bilhete elogiando as mães.
- Desenvolver atenção e a criatividade; -
- Mostrar aos alunos
o desafio de ser mãe.
- Desenvolver a expressão corporal;
-Confeccionar lembranças;
- Produzir cartas para as mães, perguntando o que elas gostariam de ganhar de presente no dia das mães.
- Produzir cartas para as mães, perguntando o que elas gostariam de ganhar de presente no dia das mães.
-Materiais:
v
Computadores e seus aplicativos
v
Data Show
v
Máquina fotográfica
v
Papel crepom e palito de churrasco
v
Tesouras
v
Lápis de cor
METODOLOGIA:
MOMENTO
|
Segunda feira,
05/05/2014
|
Terça-feira.
06/05/2014
|
Quarta-feira.
07/05/2014
|
Quinta-feira
08/05/2014
|
Sexta-feira.
09/05/2014
|
|
Disciplina:
Português e História
|
Disciplina:
Português
|
Disciplinas: Português
|
Disciplinas:
Matemática
|
Disciplinas:
Português, Artes.
|
|
Conteúdo:
Interpretação de texto e Gramática
|
Conteúdo: interpretação de texto, gramática.
|
Conteúdo:
Gêneros textuais,
Tirinha e carta.
|
Conteúdo:
Situação problema de multiplicação e dobro.
|
Conteúdo:
Adjetivos
|
1º
|
Oração do pai nosso da mamãe.
|
Oração do pai nosso da mamãe.
|
O pai nosso ração do pai nosso da mamãe.
|
Oração do pai nosso da mamãe.
|
Oração do pai nosso da mamãe.
|
2º
|
Música:
Mamãe me plantou.
|
Música: Como é Grande
O meu Amor por você.
|
Música:
Mamãe me plantou
|
Música: Minha Mãezinha Querida
|
Música: Mamãe me plantou.
|
3º
|
Leitura e oralidade história: O Preço do amor de mãe.
|
Leitura e oralidade da Fábula; A Mãe Águia.
|
Leitura e oralidade da poesia Receita da Mamãe.
|
Leitura e oralidade 1º parte da história
Lagrima de Mãe.
|
Leitura e oralidade da 2º parte hist. Lagrima de Mãe.
|
4º
|
Interpretação do texto.
História do dia das Mães.
|
Interpretação da música; Como Grande O Meu Amor por você.
|
Interpretação escrita da tirinha.
|
Resolução das situações problema
|
Fazer acróstico, com adjetivo
|
5º
|
Desenho da criança com a mãe.
|
Separação e classificação de silabas.
|
Produção de novas tirinhas.
|
Resolução dos
Dobros de 50,38,28.
|
Caça palavra
|
6º
|
Retirar do texto substantivos comum, encontro vocálico e
consonantal.
|
Ordem alfabética.
|
Leitura e interpretação
de uma carta.
|
oficino de
lembrancinhas.
|
|
7º
|
Circular no texto palavras acentuada.
|
Criação de frases e ordenação de
frases.
|
Reforço escolar:
Completar palavra,
Ditados.
|
|
Ensaio da musica Mamãe me plantou.
|
8º
|
Resolver caça-palavra e escrever
bilhete.
|
Caça-palavra
|
Computação:
Ver vídeo de dia das mães.
|
Educação física:
Brincadeiras lúdicas e recreativas
|
Comemoração dia das mães.
|
9º
|
Tarefa para casa: alto retrato da
mãe.
|
Tarefa para casa:
Interpretação do poema Minha Mãe.
|
Tarefas para casa:
Escrever uma carta para a mamãe
|
Tarefas para casa:
Idade da mãe, quando você nasceu q
ano ela tinha.
|
Tarefas para casa:
Escrever um bilhete para as mães.
|
·
Culminância:
Festa
em homenagem as mães
e entrega de lembrancinhas.
* Avaliação:
A
avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho
de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Por meio das atividades propostas buscarei perceber como
são as relações dos alunos com suas mães e compreender cada uma delas:
Se os alunos conseguiram expor seus sentimentos em relação
às mães?
Foram capazes de criar e se envolver nas atividades
propostas?
Todos participaram do projeto?
O projeto foi suficiente para demonstrar o papel da mãe na
sociedade?
·
CONCLUSÃO:
Ao concluir esse projeto é possível dizer que os alunos
demonstraram gostar muito de sua mãe ou de sua avó que esta no lugar de mãe e,
fala delas com carrinho, porem somente duas alunas se recusam a falar de suas
mães ou das pessoas que as cuidam. Mas mesmo assim, todos participaram das
atividades sem constrangimento, pois seus silêncios foram respeitados, porem
não deixou de estimulá-los a expressarem seus sentimentos, mas alguns alunos
optaram por não fala então respeitei seu querer. Assim acredito que esse
trabalho permitiu aos alunos uma boa reflexão sobre o papel que cada mãe
desempenha no meio familiar e na sociedade de modo geral sociedade, e qual
grande é o amor que ela tem por seus filhos, mesmo que o filho não a credita
nesse amor, sua mãe o ama.
· BIBLIOGRAFIAS:
Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-das-maes.htm
Arte Educação –
http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm
Fontes / Imagens:
· Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.
· Main Street Mom
· West Virginia Oficial Site .
Fontes / Imagens:
· Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.
· Main Street Mom
· West Virginia Oficial Site .
PROJETO:
COPA DO MUNDO
Escola Municipal:
Lourdes Maria de Lima
Série 3º ano. Período:
vespertino.
Número de alunos: 28.
Duração: 1 Semana.
Característica do
projeto: interdisciplinar.
Direto: Ezequiel Lessi.
Coordenadoras: Vera
Lucia
Professora: Sionei de
Fátima Liandro
Introdução
No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na
Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do
evento, pois o
futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as freqüentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício a debates em classe, jogos externos e outros, a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico) em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo, cabendo a escola promover debates que busque demonstrar que cada individuo é livre a em defender os seus ideais, porem que essa defesa precisa acontecer de maneira consciente e pacífica.
futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as freqüentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício a debates em classe, jogos externos e outros, a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico) em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo, cabendo a escola promover debates que busque demonstrar que cada individuo é livre a em defender os seus ideais, porem que essa defesa precisa acontecer de maneira consciente e pacífica.
JUSTIFICATIVA:
Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvido competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.
OBJETIVO GERAL:
*Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Como nasceu a copa do mundo?
- Quem foi Charles Miller?
- Em que país nasceu o futebol?
- O rei do Futebol.
Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do
grupo;
- Conhecer tipos de alimentação dos jogadores;
- Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça
levantada;
- Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
- Conhecer nome dos estádios e
quantas pessoas suporta cada um .
- Interpretação e produção de pequenos textos.
- Reconhecer cores primárias e secundárias .
- Desenvolver habilidades artísticas através de desenho e pintura do
mascotes .
CONTEÚDOS
Interpretação e produção;
Situações problemas;
Mascote da copa;
Números ordinais;
Decomposição de números;
Origem da copa;
Alimentação dos jogadores;
Clima Brasileiro;
Países participantes da copa 2014;
Mosaico;
Campeão de 2010;
Mapa da
América do Sul;
Diminutivo;
Bandeira brasileira;
-Materiais
v
Computadores e seus aplicativos
v
Máquina fotográfica
v
Papel crepom
v
Tesouras
v
Lápis de cor
-Materiais:
METODOLOGIA:
MOMENTO
|
Segunda feira,
02/06/2014
|
Terça-feira.
03/06/2014
|
Quarta-feira.
04/06/2014
|
Quinta-feira
05/06/2014
|
Sexta-feira.
06/06/2014
|
|
Disciplina:
Português
|
Disciplina:
Matemática
|
Disciplinas: História, Ciência.
|
Disciplinas:
Geografia. Ed
físico
|
Disciplinas: Matemática
Português, Artes.
|
|
Conteúdo:
Produção e interpretação de texto
|
Conteúdo:
Situação problema,
números ordinais.
|
Conteúdo:
Origem da copa, alimentação dos jogadores.
|
Conteúdo:
Países. Clima
Brasileiro
|
Conteúdo:
Adição e subtração,
Mosaico
|
1º
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
2º
|
Música
|
Música
|
Música
|
Música
|
Música
|
3º
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
4º
|
Interpretação de texto
|
Situação problema,
|
Origem da copa,
|
Países participantes na copa.
|
Adição e subtração,
|
5º
|
Produção de texto
|
Números ordinais.
|
Alimentação dos jogadores
|
Clima Brasileiro
|
Mosaico
|
·
Culminância:
Exposição de cartaz no pátio da
escola.
* Avaliação:
A
avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho
de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
·
CONCLUSÃO:
Ao concluir esse projeto é possível dizer que os alunos
demonstraram gostar muito de futebol, entravam na sala eufórico cantando
musicas relacionada ao mesmo, participavam das aulas com maiores interesses,
sem dúvida esse trabalho permitiu aos alunos uma boa reflexão sobre a
importância de defender seus pontos de vista de maneira harmoniosa. E assim,
ampliando seu conhecimento em relação ao mundo do futebol e percebendo como
esse esporte é apreciado no meio familiar e na sociedade de modo geral, e qual
grande é o amor que os brasileiros têm por esse esporte
BIBLIOGRAFIAS:
www.ensinar-aprender.com.br/2010/.../atividades-da-copa-do-mundo.ht...
domalanopalmasto.blogspot.com/.../projeto-copa-do-nosso-mundo.html
deiacriativaensinofundamental1.blogspot.com/.../projeto-copa-do-mund...
misturadealegria.blogspot.com/.../projeto-sobre-copa-do-mundo-de-201...
PROJETO:
Páscoa:
Escola Municipal:
Lourdes Maria de Lima
Série 3º ano. Período:
vespertino.
Número de alunos: 28.
Duração: 1 Semana.
Característica do
projeto: interdisciplinar.
Direto: Ezequiel Lessi.
Coordenadoras: Vera
Lucia
Professora: Sionei de
Fátima Liandro
JUSTIFICATIVA:
O
referido Projeto tem como principal tema “Páscoa e seu significado”. Por se
tratar de uma data religiosa muito importante para os cristãos, seus símbolos
vêm carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário
escolar. E ainda por se tratar de uma data muito especial para a criança, pois
eles esperam ansiosos pelo coelho e os ovos de chocolate. Este Projeto tem como
finalidade, resgatar os valores cristãos representando a ressurreição de
cristo, mostrando ao educando que, páscoa vai além de trocas de chocolate. É
necessário que a criança compreenda o sentido religioso da data comemorativa
Que a solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho é que vale mais. Neste
contexto é fundamental o conhecimento do aluno a respeito do assunto,
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO GERAL:
Deseja-se que a criança
reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa;
contribuir para que os educados
possam ampliar os conhecimentos a respeito do real significado da “páscoa”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a história da páscoa;
• Promover a boa ação e a solidariedade;
• Vivenciar o significado religioso da data;
• Abordar os diferentes símbolos da páscoa;
• Trabalhar a ludicidade;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Leitura, interpretação e produção de texto ;
• Relacionar os números com a quantidade;
CONTEÚDOS:
* Símbolos da Páscoa;
* Linguagem oral;
*Dígrafos
*Separação e classificação silábica;
*Ordem
alfabética;
*Encontro consonantais;
*Dobradura
* Desenho, pintura ,recorte e colagem ;
*
Desenho livre e dirigido;
* Música e ritmo;
* Número e quantidade;
* Situações problemas ;
*Números pares e impares ;
*Dobro e triplo;
METODOLOGIA:
MOMENTO
|
Segunda feira,
07/04/2014
|
Terça-feira.
08/04/2014
|
Quarta-feira.
09/04/2014
|
Quinta-feira
10/04/2014
|
Sexta-feira.
11/04/2014
|
|
Disciplina:
Português
|
Disciplina:
Matemática
|
Disciplinas:
Português
|
Disciplinas:
Matemática
|
Disciplinas: Português, Artes.
|
|
Conteúdo:
Interpretação de texto; dígrafos.
|
Conteúdo:
Situação problema;
medida de tempo
|
Conteúdo:
Ordem
alfabética; Separação e classificação silábica. Dígrafos,
encontro vocálico
|
Conteúdo:
Dobro e
triplo; Números pares e impares.
Adição e subtração, escrita por extenso de números |
Conteúdo:
Interpretação e produção de texto;
Dobradura.
|
1º
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
2º
|
Música
|
Música
|
Música
|
Música
|
Música
|
3º
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
Leitura deleite
|
4º
|
Interpretação de texto
|
Situação problema;
|
Interpretação de texto, separação e classificação
silábica.
|
Dobro e
triplo;
Números
pares e impares.
|
Interpretação e
produção de texto
|
5º
|
Completar e destacar palavras com dígrafos;
|
Números ordinais,
E medida de tempo.
|
Ordem
alfabética,
Dígrafos,
Encontro vocálico
|
Adição e subtração escrita por extenso
de números
|
Dobradura
|
CULMINÂNCIA: Festa de Páscoa e entrega de lembrancinhas.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana.
·
CONCLUSÃO:
Ao concluir esse projeto é possível dizer que os alunos
demonstraram gostar muito da época da páscoa, pois participavam com empenho de todas
as atividades realizadas na sala e a cada inicio de aula cantavam musicas
relacionada à páscoa com muita vigor.
Assim posso afirmar que o projeto foi desenvolvido com sucesso, pois quando o
Aluno entra em contato com os
conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-
Se melhor no processo de
ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno
Passivo para se tornar um aluno
participativo, crítico-reflexivo levantando
Hipóteses em relação ao objeto de
estudo.
Desta forma, acredito que a escola tem
comprido com seu papel, pois
Oportunizou aos educando o fornecendo
de informações relevantes de forma que
os mesmos puderam ampliar seus
conhecimentos de maneira prazerosa.
PROJETO: CHAPEUZINHO
VERMELHO
Escola municipal: Lourdes Maria
de Lima.
Professora: Sionei de Fátima
Liandro;
Diretor: Ezequiel Less;
Coordenadora: Vera Lúcia;
Professora: Sionei de Fátima Liandro.
Série: 3º ano.
·
Período de execução: 19/05 / á /
23/05/2014.
·
Justificativas:
O trabalho com contos clássicos
torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de
comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento
da linguagem, da leitura e da escrita.
·
OBJETIVOS:
• Recuperar as histórias da
primeira infância;
• Preparar a criança para a
aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa.
• Trabalhar com a narração;
Movimento corporal e articulação e entonação ;
Preparação do espaço a ser
utilizado pelas crianças;
Ampliar os vários sentidos da narrativa;
• Garantir ainda uma relação mais
afetiva entre professores e alunos;
Facilitar uma melhor integração
no ambiente escolar.
• Refletir sobre os princípios
éticos, morais e culturais;
• Produzir textos;
• Explorar a linguagem oral e
escrita.
·
DISCIPLINA:
Português - matemática -história – geografia – ciências-religião
·
CONTÚDO:
·
Linguagem oral e escrita;
·
Interpretação de textos;
·
Alguns gêneros textuais;
·
Gramáticas.
·
Avaliação:
Os alunos serão avaliados
no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades
escritas, orais e em grupos.
·
MATERIAL
Vídeo: Chapeuzinho Vermelho 2;
Sulfite,
Lápis de cor,
Giz de cera, Cartolina;
Culminância:
apresentação do trabalho no seminário da sala do educador.
Biliografia:
profedenizemuler.blogspot.com/p/projeto-chapeuzinho-vermelho.html
professoraivaniferreira.blogspot.com/.../plano-de-aula-chapeuzinho-ver...
pt.slideshare.net/katiateixeira7330/sequncia-chapeuzinho-vermelho
RELATÓRIO
DO PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO:
O presente projeto buscou trabalhar a alfabetização,
por meio do clássico Chapeuzinho vermelho, tendo em vista que a literatura de
modo geral é uma linguagem universal, usada para comunicação, inspiração,
educação, entretenimento etc. Onde muitas vezes estamos tristes ou ansiosos com
problemas, do dia - dia, ao ouvirmos uma história que consegue tocar ao nosso emocional,
permite esquecermos um pouco de nossas preocupações
trazendo aí, certo conforto mental e modificando até mesmo nosso humor.
Nesse
sentido, estudos têm apontado que trabalhar com a literatura principalmente nos
anos iniciais é fundamental, Pois contribui para o desenvolvimento da
inteligência e a integração do ser, permitindo a elevação do nível de
aprendizagem possibilitando o desenvolvimento, cognitivo, linguístico,
psicomotor e sócio-afetivo do aluno.
Esse projeto permitiu trabalhar de maneira
integrada, onde foram trabalhadas as disciplinas de português- matemática-história – geografia – ciências
–religião ;que podem ser observadas nas ações a seguir: leitura e oralidade da história Chapeuzinho
Vermelho,chapeuzinho amarelo e cor de rosa; interpretação escrita de
texto;escrever um bilhete e cartas; substantivos comum e próprio; escrever frases interrogativas e exclamativas,
completar palavras com letras indicadas;situações problemas, de adição,
subtração e multiplicação;decomposição de números; Zana rural e urbana; A vida
do lobo Guará e sua extinção; Jogo dos 7 Erros; Caça-palavras e
cruzadinha; ditado; pesquisa na internet
sobre a extinção do lobo Guará ; Interpretação
escrita do texto: A obediência dos filhos; entrevistar familiar sobre os
animais em extinção; desenhar os personagens da história no momento em que a
vovó é retirada da barriga do lobo;pintar desenhos.
Assim
as aulas foram maravilhosas, conseguiu mobilizar todos os alunos da sala. Para mim, foi uma experiência muito
gratificante, pois esse trabalho me trouxe a sensação de que, esse é o caminho
e que é preciso acreditar nos alunos, promover estratégias de aprendizagem
prazerosa para que os mesmo possam aprender com autonomia e entusiasmo. No
entanto é preciso que nossas ações pedagógicas sejam baseadas no respeito e
dedicação, para que isso possa fazer diferença na vida do aluno.
·
Avaliação:
Os alunos serão avaliados
no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades
escritas, orais e em grupos.
·
MATERIAL
Vídeo: Chapeuzinho Vermelho 2;
Sulfite,
Lápis de cor,
Giz de cera, Cartolina;
Culminância:
Apresentação do trabalho no seminário da sala do educador;
BIBLIOGRAFIA:
profedenizemuler.blogspot.com/p/projeto-chapeuzinho-vermelho.html
professoraivaniferreira.blogspot.com/.../plano-de-aula-chapeuzinho-ver...
pt.slideshare.net/katiateixeira7330/sequncia-chapeuzinho-vermelho
METODOLOGIA:
MOMENTO
|
Segunda feira,
19/05/2014
|
Terça-feira.
20/05/2014
|
Quarta-feira.
21/05/2014
|
Quinta-feira
22/05/2014
|
Sexta-feira.
23/05/2014
|
|
Disciplina:
Português
|
Disciplina:
Matemática
|
Disciplinas: História e Ciências
|
Disciplinas: geografia, religião, Ed.Fisica.
|
Disciplinas: Matemática
Português, Artes.
|
|
Conteúdo:
Leitura e interpretação de texto,
Gramática.
|
Conteúdo: situações problemas, de adição, subtração e
multiplicação. Decomposição: unidade e dezenas.
|
Conteúdo:
Zana rural e urbana. A vida do lobo Guará.
|
Conteúdo:
A extinção do lobo Guará. A obediência dos filhos aos
pais. Atividades lúdicas e recreativas.
|
Conteúdo: gramática,
Quebra cabeça,
|
1º
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
Oração
|
2º
|
Música:
|
Música
|
Música:
|
Música:
|
Música:
|
3º
|
Leitura deleite
|
Leitura e oralidade da história: Os Três Porquinhos.
|
Leitura e oralidade história:
|
Leitura e oralidade do
|
Leitura e oralidade
História:
|
4º
|
Interpretação escrita de texto.
|
Resolver as situações problema.
|
Interpretação escrita: zona rural e urbana.
|
Interpretação escrita À extinção do lobo Guará
|
Aumentativo e diminutivo.
|
5º
|
Escrever um bilhete.
|
Pintar tabela
indicando números de unidades e dezenas.
|
Interpretação de texto escrito À vida do lobo Guará.
|
Interpretação escrita do texto. A obediência dos filhos
aos pais.
|
Frase interrogativa e exclamativa
|
6º
|
Retirar do texto substantivos comum
|
Interpretação escrita da tabela.
|
Jogo dos 7 Erros.
|
Caça palavra e cruzadinha.
|
Completar palavras com M ou N
|
7º
|
Escrever adjetivos para os
substantivos indicado.
|
Pintar desenhos
|
Reforço escolar:
Caça-palavras, ditado.
|
Pintar desenho
|
completar com números que falta e pintar as dezenas
exatas.
|
8º
|
Pintar desenhos
|
|
Computação: pesquisar animais em extinção
|
Educação física:
Brincadeiras lúdicas e recreativas
|
Fazer Quebra cabeça
|
9º
|
Tarefa para casa:
Escrever duas frases interrogativas e
duas exclamativas, com palavras indicadas.
|
Tarefa para casa:
Decompõe esses números em unidade,
dezena e centenas. (A)(129),B) (228)
,C)(544) .
|
Tarefas para casa:
Desenhar os personagens da história no
momento em que a vovó é retirada da barriga do Lobo.
|
Tarefas para casa:
Entrevistar familiar sobre os animais
em extinção.
|
Tarefa para casa:
Reprodução de texto, de acordo com as
cenas.
|
Culminância:
apresentação do trabalho no seminário da sala do educador.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação e registro, verificando
se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.
RELATÓRIO
DO PROJETO:
CHAPEUZINHO VERMELHO
O presente projeto buscou trabalhar a alfabetização,
por meio do clássico Chapeuzinho vermelho, tendo em vista que a literatura de
modo geral é uma linguagem universal, usada para comunicação, inspiração, educação,
entretenimento etc. Onde muitas vezes estamos tristes ou ansiosos com
problemas, do dia - dia, ao ouvirmos uma história que consegue tocar ao nosso emocional,
permite esquecermos um pouco de nossas preocupações
trazendo aí, certo conforto mental e modificando até mesmo nosso humor.
Nesse
sentido, estudos têm apontado que trabalhar com a literatura principalmente nos
anos iniciais é fundamental, Pois contribui para o desenvolvimento da
inteligência e a integração do ser, permitindo a elevação do nível de
aprendizagem possibilitando o desenvolvimento, cognitivo, linguístico,
psicomotor e sócio-afetivo do aluno.
Esse projeto permitiu trabalhar de maneira
integrada, onde foram trabalhadas as disciplinas de português- matemática-história – geografia – ciências
–religião ;que podem ser observadas nas ações a seguir: leitura e oralidade da história Chapeuzinho
Vermelho,chapeuzinho amarelo e cor de rosa; interpretação escrita de
texto;escrever um bilhete e cartas; substantivos comum e próprio; escrever frases interrogativas e exclamativas,
completar palavras com letras indicadas;situações problemas, de adição,
subtração e multiplicação;decomposição de números; Zana rural e urbana; A vida
do lobo Guará e sua extinção; Jogo dos 7 Erros; Caça-palavras e cruzadinha; ditado; pesquisa na internet sobre a extinção do lobo Guará ; Interpretação
escrita do texto: A obediência dos filhos; entrevistar familiar sobre os
animais em extinção; desenhar os personagens da história no momento em que a
vovó é retirada da barriga do lobo;pintar desenhos.
Assim
as aulas foram maravilhosas, conseguiu mobilizar todos os alunos da sala. Para mim, foi uma experiência muito
gratificante, pois esse trabalho me trouxe a sensação de que, esse é o caminho
e que é preciso acreditar nos alunos, promover estratégias de aprendizagem
prazerosa para que os mesmo possam aprender com autonomia e entusiasmo. No
entanto é preciso que nossas ações pedagógicas sejam baseadas no respeito e
dedicação, para que isso possa fazer diferença na vida do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário