Jauru: 29/07/2013
Escola municipal: Boa esperança II
Série: 3º e 4º Ano
Professora: Sionei de Fatima Liandro
Coordenadora: Maria Lucia
PROJETO
PROJETO REALIZADO
NO PERÍODO DE
01/07 / Á / 05 /07 /2013
Disciplina: Português, Matemática
CONTÚDO:
Tirinhas da turma da Mônica
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar a análise lingüística:
apropriação do SEA e de mais conhecimentos
OBJETIVO:
-Oportunizar aos alunos diferentes maneiras
de ler.
- Incentivar o desenvolvimento da imaginação.
-Mostrar que a leitura pode ser vista, sentida, falada, contada...
-Desenvolver a linguagem oral, escrita e habilidade de leitura.
-Identificar gêneros textuais
-Aperfeiçoar a criatividade para a narrativa e interpretação textual.
-Apropriação do sistema de escrita.
RECURSOS
UTILISADOS:
Computador
Câmara fotográfica
Folhas Sufites
Cadernos
Lápis
Borracha
Papel pardo
Cola.
Biografia
www.colorir-desenhos.com/.../passatempos-turma-da-monica-para.html
www.fichasdesenhos.com/cruzadinha-da-mnica.html
ferinhasdosaber.blogspot.com/2009/.../caca-palavras-turma-da-monica.ht...
DESENVOLVIMENTO:
EXO 01:
1º - Momento: oração do Pai Nosso.
2º - Momento: música da tabuada.
3º- Momento: organizar os grupos em duplas,
com o nome de um personagem da turma da Mônica, e escrevê-lo no caderno o nome
do personagem do seu grupo.
4º- Momento: leitura
compartilhada de tirinha da Mônica e
exploração oral da mesma.
5º-Momento: pesquisar na internet diferentes
tipos de tirinhas.
6º-Momento: responder questões pertinentes a mesma.
7º- Momento; identificar no texto
palavras escrita erradas e reescrevê-las corretamente em ordem alfabética.
8º-Momento: estudo das vogais e
consoantes.
9º-Momento: separação silábica e
classificar quanto ao número de letras e sílabas.
10º-Momento: fazer caça palavra.
EXO 02:
1º - Momento: oração do Pai
Nosso.
2º - Momento: música da tabuada.
3º- Momento: leitura
compartilhada e exploração oral e escrita de tirinha da Mônica.
4º-Momento: criar frase afirmativa;
interrogativa e exclamativa.
5º-Momento: retirar da tirinha
todas as palavras com (S e R).
6º-Momento: escrever palavras com
(RR, SS, NH, CH).
7º- Momento: escrever a característica
marcante dos personagens.
8º-Momento: separar sílabas e
classificar quanto ao número de letras e sílaba.
9º- Momento: completar palavras
com o artigo (A, O).
10º- Momento: desenhar como
imagina ser a casa do Cebolinha, deixando clara a
paisagem do lugar.
11º- Momento: preencher diagrama
referente à Mônica e Magali.
EIXO 03:
1º - Momento: oração do Pai Nosso.
2º - Momento: música da tabuada.
3º- Momento: leitura não verbal
compartilhada e exploração oral e escrita da tirinha do Cebolinha.
4º- Momento: fazer a leitura não
verbal da tirinha e escrever substantivos próprios e comuns existente na mesma.
5º-Momento: colocar palavras em
ordem alfabéticas.
6º- Momento: acentuar palavras.
7º- Momento: escrever o nome
completo.
8º- Momento: escrita do alfabeto.
9º- Momento: separar sílabas e
classificar quanto ao numero de letras e sílabas.
10º-Momento: criar balão e
escrever diálogo sobre as tirinhas.
11º- Momento: desenhar um lugar
onde gostaria de ver Cebolinha fazendo exercício físico.
12º-Momento: resolver caça palavras.
EIXO 04:
1º - Momento: oração do Pai Nosso.
2º - Momento: música da tabuada.
3º-Momento: leitura compartilhada
e interpretação oral e escrita de tirinha.
4º- Momento: fazer
correspondência de letras.
5º- Momento: escrever adjetivo
para o substantivo com final, oso, ou os.
6º- Momento: escrever palavras da
tirinha com quantidade de silabas indicada.
7º-Momento: completar frases com palavras da tirinha.
8º-Momento: indicar letras
iniciais, vogais, consoantes, e coloca letras em ordem alfabética.
9º-Momento: separar turma da
Mônica, da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo.
10º-Momento: desenhar Mônica e
Magal e continuar o diálogo da tirinha entre elas.
11º-Momento: retirar da tirinha
palavras que iniciam com as letras: (P, C, M).
12º-Momento: jogo dos 7 erros.
EIXO 05:
1º - Momento: oração do Pai Nosso.
2º - Momento: música da tabuada.
3º-Momento: leitura compartilhada
e interpretação oral e escrita da tirinha.
4º-Momento: retirar da tirinha
palavras que iniciam com as letras “B, C, E, P, Q, T, V.
5º-Momento: ligar palavras
erradas as corretas.
6º-Momento: completar palavras
com letras maiúsculas e minúsculas.
7º-Momento: transformar frases
afirmativas em exclamativas.
8º-Momento: fazer frases
interrogativas com palavras da tirinha.
9º-Momento: escrever nomes de
pessoas em ordem alfabética.
10-Momento: escrita do nome
completo.
11º-Momento: identificar rimas
nas palavras e dar um X nas mesmas.
12ºMomento: fazer balão e organizar
a tirinha na seqüência correta, consertando as palavras erradas.
13º-Momento: Produzir nova
tirinha, criar novos personagens, a critério do aluno.
14º- Socialização das tirinhas
criadas pelos alunos em sala de aula.
15º- Exposição das tirinhas
feitas pelos alunos no moral da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário