quarta-feira, 23 de novembro de 2011

atividade-3.2

      CONTEXTOALIZANDO A MUDANÇA-DA TEORIA Á PRÁTICA.

      A muito tempo se realizam debates sobre prática e teoria, essa discução tem aumentando significativamente a cada dia.Nesse sentido,(webinsider),resalta que "teoria e prática são,portanto,elemento indissociáveis da mesma moeda."O autor nos transmite que não existem prática sem teoria,pois ambas caminham juntas.
   Nesse sentido,  Paulo Freire sublinha que:"por trás de toda prática há uma teoria."Isso fas compreender que nada podemos fazer sem ateoria,pois a mesma sempre estara interligada a prática.porque esta é estática,e processa bem o que conhece.Porém não tem princípios básicos que dá suporte para lidar com o mundo descohecido.
      Segundo (Urwick,1952)"a prática não esta adaptada aos rápidos ajustamentos oriundos de mudanças no meio ambiente.A teoria é versatil.Ela adapta-se a mudanças e circunstãncias,
descobre novas possibilidades e combinações perscrutando o futuro".
   Para (Dewey)"o aprendizado só ocorre quando há uma situação de
problema real para se resolver.Com base nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é possível solucionar o problema.
   Dessa forma,faz-se necessário fazermos uma reflexão crítica do nosso fazer pedagógico para que o mesmo,torne em práxi uma ação refletida e planejada,onde o curriculo escolar não limita apenas
a atender as demandas da sala de aula,mais sim buscar atender as demandas do universo escolar de modo geral,comunidade e sociedade.
   Portanto é papel do professor reflexivo,ensinar seus alunos a pensar,refletir sobre suas açães e reflexções,para isso tem que ser um  educador pesquisador,capaz de despertar no aluno
curiosidade, discução,interesses pela busca de novos conhecimento,
que tenha atitudes de respeito,responsabilidades,estímulos, receptividade e empenho.
   Portanto,na atualidade não realizar uma ação pedagógica baseada no dialago,ouvir seus anseios,dúvidas,coriosidade,significa andar rumo ao fracasso em relação ao ensino e aprendizagem,tendo em vista que o aluno não é apenas, mais um cliente da escola e sim sujeito do processo.
   assim,aproximar-se do aluno e permitir que o mesmo ,compreenda que o professor não é apenas um mero transmissor do conhecimento e sim um mediador,amigável,na produção desse saber,isso é fundamental para que a aprendizagem a contessa.
    Nesse sentido,sempre tenho procurado manter uma relação de confiança e amizade com meus alunos,permitindo aos mesmo questionar,expor suas angustias e anseios.
   Ao falar de tecnologia acredito que a mesma é ferramenta fundamental no processo da aprendizagem,que pode atrair, motivar,os alunos;porém não podemos deixar de sublinhar que,não basta apenas
a força de vontada do professor,pois trabalhar com estratégia que envolve os recursos tecnologicos não depende a penas do planejamento de aula em si,mais acima de tudo das condições fisicas em que a escola dispõe para sua execução.Exemplo números de compultador que não corresponde a quantidade de alunos,isso faz com que a aprendizagem seja comprometidas ao invez de se tornarem dinâmica.
   em relação a introdução das tecnoligias no âmbito escolar,temos conseguido efetuar grandes avançao;porém ainda é necessário compreendermos que é precisso continuar avançando,superando obstáculos pertinentes a todos os processo de mudança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário