quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividades 4.1, 4.2 e 4.3



ATIVIDADE-4.1


 Conhecendo objetos em multimídia Já há muito tempo os objetos multimídia existem e mesmo sem percebermos faz parte do nosso cotidiano. Assim com os avanços tecnológicos tornou-se mais fácil planejarmos aulas diferenciadas e dinâmicas. Pois na atualidade temos a possibilidade de integrar diversas formas de expressão criativas e até mesmo inusitadas. O vídeo do artista japonês Takagi Masakatsu – COIEDA é uma produção realizada no computador, com ajuda de uma câmera digital e algum equipamento de sons, uma técnica maravilhosa e muita criatividade, que deixa agente super atenta sem querer perder o próximo movimento prendendo a nossa atenção com a mistura das figuras geométrica e a música, dialogando de maneira impressionante. http://www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0&feature=related JÁ vídeo feito pelo artista brasileiro conhecido na rede como Mystery GuitarMan, uza na sua produção apenas uma webcam e um microfone conectados ao seu computador,onde faz alguns sons com balões, juntamente com o som de um teclado e edita reproduzindo no entanto um tango Por uma Cabeza de Carlos Gardel usando intensivamente, as novas tecnologias digitais. http://www.youtube.com/watch?v=bx0riUDC17Q&annotation O vídeo do Bloco do Passo - Saltos no tempo nos faz compreender que não necessitamos lançar mão de qualquer tecnologia em sua execução, porém para que os músicos pudessem perceber e comunicar com seu instrumento precisou do suporte da tecnologia digital. http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=L3XlxbNxjqg A entrevista com o músico Lucas Ciavatta nos revela que trabalhar com projeto integrado a tecnologia é fundamental, porém temos que buscar respeitar as diferencias para que posamos atingir nossos objetivos com êxito. http://www.youtube.com/watch?v=uO8TNrRvNKE Postado por Profª:sionei de Fátima liandro às 23:13






Atividade 4.2
www.portaldosprofessores.ufscar.br/
 Através da pesquisa feita no portal do professor percebe-se que é de grande importância para nos. Pois serve de auxilio para o professor vindo do ministério da educação propondo vários recursos que possibilite um avanço tecnológico para desenvolver em sala de aula. Aspectos positivos que possibilita o professor trabalhar com mais animo, pois são ferramentas que trás sugestões de trabalho mais atrativa desde que use as técnicas corretas dentro de um processo voltado para a realidade em que estamos inseridas.
Aspectos negativos. Hoje grande partes de profissionais provem do emprego e não do trabalho onde os mais prejudicados são as crianças, que dependem da ajuda dos profissionais.

Atividade 4.3
Com base no relato de Silvio, não basta apenas criar situações em que leve os alunos interagir com os recursos tecnológicos.  É preciso antes de tudo criar mecanismo em que provoque no aluno uma análise critica da forma de como observar o mundo.
Nas escolas pesquisadas é notado o uso dos recursos tecnológicos, porem utilizados de maneira insatisfatórios, tendo em vista que há professores que não tem domínio desses recursos tecnológicos. E com isso não consegue  integrá-los ,as atividades curriculares  de maneira eficaz ,causando ai  grandes prejuízos a aprendizagem do aluno .
Dessa forma, está evidente  que nem mesmo essas escolas tem definido seu próprio ponto de observação de mundo .

quinta-feira, 24 de novembro de 2011


Atividade 3.4
Esta atividade e o desenvolvimento na integra, do projeto construído na atividade 3.3 Tecnologia na Educação.
O referido projeto foi produzido por professores que atua na educação básica e por nos educadores que atua na educação infantil. Portanto fez se necessário adaptá-lo a nossa realidade, tendo em vista que a nossa escola de educação infantil ainda não possui  laboratório de informática.
Assim optamos por trabalhar este projeto por meio da comunicação textual, auditiva e visual. As atividades foram realizadas em três dias consecutivos. Portanto as ações aconteceram da seguinte forma: no primeiro dia iniciemos a aula com um dialogo, em seguida sugerimos algumas historinhas infantis que os alunos escolhessem para que nos lêssemos a eles. E a maioria escolheu a historinha dos três porquinhos.  Ao terminar a leitura, aproveitamos para dialogar com eles sobre os diferentes materiais de que as casas dos porquinhos eram construídas, com apresentação concreta de miniaturas de casinhas construídas por nos. Exploramos também sobre os diferentes tipos de casa de modo geral.
No segundo dia voltamos a dialogar sobre a mesma, informamos que iríamos ouvir em CD, a historinha que tínhamos lido no dia anterior, após ouvirmos o CD a proveitamos para dialogar sobre diferentes tipos de animais, seus habitat naturais, e suas alimentações. Pintar desenho referente à mesma e realizaram atividades de recortes e colagem; onde ordenaram a ilustração da historia de acordo com os fatos ocorridos.
No terceiro dia, novamente iniciamos a aula por meio do dialogo informamos que agora íamos assistir o DVD, ao terminar o mesmo fizemos novos questionamentos e pedimos a eles que desenhassem porte da historia que havia mais gostaram.

 Mediante as atividades propostas percebemos que a interação dos alunos percorreu de forma agradável diante das ferramentas tecnológicas trazendo resultados referente ao projeto curricular ,que foram realizado e comparado de formas agradáveis com os alunos  permitindo que pudéssemos avaliar  a cada um de maneira diferentes  acompanhando seu desenvolvimento ,que para nos professores é de suma importância acompanhar cada etapa da aprendizagem de nossos alunos.
Nesta  atividade foi possível integrar ao currículo as ferramentas tecnológicas como;Vídeos, CD,maquinas fotográficas,computadores ,Internet.
O currículo deve ser visto como um processo de construção de conhecimento que atenda a demanda como um todo principalmente quando se trata de criança. Nesse contexto podemos analisar a importância do currículo dentro do nosso trabalho escolar.   
De acordo com (Veiga 1995) ,ressaltamos que o currículo deve passar por um replanejamento ou ainda uma ressignificacao ,que indica  crescimento importantes para a melhoria no ensino ,sendo reconhecidas pelos setores educacionais.
Enquanto professores procuramos ser inovadores primeiramente através do dialogo com as crianças para que possamos trabalhar no coletivo uns com os outros  professor-aluno,fazendo com que aprendemos e ensinamos  a ter uma organização aberta ,que articula informações baseadas em experiências  do passado e do presente que representam alguns conceitos e estratégias que envolvam as tecnologias educacionais ,e por meio de registros digitais e multimídias. Assim poderemos formar cidadãos justos e igualitários perante uma sociedade consciente para um futuro melhor ...



atividade 3.4












quarta-feira, 23 de novembro de 2011

atividade-3.2

      CONTEXTOALIZANDO A MUDANÇA-DA TEORIA Á PRÁTICA.

      A muito tempo se realizam debates sobre prática e teoria, essa discução tem aumentando significativamente a cada dia.Nesse sentido,(webinsider),resalta que "teoria e prática são,portanto,elemento indissociáveis da mesma moeda."O autor nos transmite que não existem prática sem teoria,pois ambas caminham juntas.
   Nesse sentido,  Paulo Freire sublinha que:"por trás de toda prática há uma teoria."Isso fas compreender que nada podemos fazer sem ateoria,pois a mesma sempre estara interligada a prática.porque esta é estática,e processa bem o que conhece.Porém não tem princípios básicos que dá suporte para lidar com o mundo descohecido.
      Segundo (Urwick,1952)"a prática não esta adaptada aos rápidos ajustamentos oriundos de mudanças no meio ambiente.A teoria é versatil.Ela adapta-se a mudanças e circunstãncias,
descobre novas possibilidades e combinações perscrutando o futuro".
   Para (Dewey)"o aprendizado só ocorre quando há uma situação de
problema real para se resolver.Com base nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é possível solucionar o problema.
   Dessa forma,faz-se necessário fazermos uma reflexão crítica do nosso fazer pedagógico para que o mesmo,torne em práxi uma ação refletida e planejada,onde o curriculo escolar não limita apenas
a atender as demandas da sala de aula,mais sim buscar atender as demandas do universo escolar de modo geral,comunidade e sociedade.
   Portanto é papel do professor reflexivo,ensinar seus alunos a pensar,refletir sobre suas açães e reflexções,para isso tem que ser um  educador pesquisador,capaz de despertar no aluno
curiosidade, discução,interesses pela busca de novos conhecimento,
que tenha atitudes de respeito,responsabilidades,estímulos, receptividade e empenho.
   Portanto,na atualidade não realizar uma ação pedagógica baseada no dialago,ouvir seus anseios,dúvidas,coriosidade,significa andar rumo ao fracasso em relação ao ensino e aprendizagem,tendo em vista que o aluno não é apenas, mais um cliente da escola e sim sujeito do processo.
   assim,aproximar-se do aluno e permitir que o mesmo ,compreenda que o professor não é apenas um mero transmissor do conhecimento e sim um mediador,amigável,na produção desse saber,isso é fundamental para que a aprendizagem a contessa.
    Nesse sentido,sempre tenho procurado manter uma relação de confiança e amizade com meus alunos,permitindo aos mesmo questionar,expor suas angustias e anseios.
   Ao falar de tecnologia acredito que a mesma é ferramenta fundamental no processo da aprendizagem,que pode atrair, motivar,os alunos;porém não podemos deixar de sublinhar que,não basta apenas
a força de vontada do professor,pois trabalhar com estratégia que envolve os recursos tecnologicos não depende a penas do planejamento de aula em si,mais acima de tudo das condições fisicas em que a escola dispõe para sua execução.Exemplo números de compultador que não corresponde a quantidade de alunos,isso faz com que a aprendizagem seja comprometidas ao invez de se tornarem dinâmica.
   em relação a introdução das tecnoligias no âmbito escolar,temos conseguido efetuar grandes avançao;porém ainda é necessário compreendermos que é precisso continuar avançando,superando obstáculos pertinentes a todos os processo de mudança. 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

atividade 3.3

   TEMA: Tecnologia em sala de aula
    JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a onda das novas tecnologias no sentido de facilitar recurso para a construção de conhecimento e habilidades e que desperta o interesse dos alunos se faz necessario realizar este trabalho criando situações de aprendizagem unindo o util ao agradavel que resultem efetivamente na construção do conhecimento..

INTRODUÇÃO: A tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento estetico do aluno.O mais importante no ensino tecnologico é colocar o alunosem contato com diferentes maneiras de expressar suas idéias, para que ampliem suas capacidades comunicativas e descubra suas próprias formas de utilizar os recursos existentes. será no diálogo entre as linguagens que cada um irá se aprofundar no funcionamento das dinamicas da composição das imagens a partir de suas próprias ncecessidades exprecivas.
   As imagens  que cada vez mais ganham lugar de destaque na sociedade são as mídias que compõem o unverso de elementos que passamos a reverenciar para tranamitir nossos desejos projetos e medos. O que vemos é uma profunda padronização do aspecto formal no arranjo desses pedaços, isso acaba prendendo a atenção e desperta o desejo e a curiosidade do aluno no mundo desse universo tecnológico.
OBJETIVO GERAL: Ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção da imagem contemporânea no universo tecnológico.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: Edição digital, comunicação visual e pesquisa na internet.
TEMPO NECESSÁRIO: 1 aula semanal.
MATERIAL NECESSÁRIO: Computador com scanner e software de edição de imagem, uma impressora colorida .

atividade 3.1

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ATIVIDADE -2.11

  Ao navegar pela wikipédia e pela wickcionário;foi de  fundamental importância,pois
proporcionou  grandes descobertas,permitindo avançar e aprimorar nossos conhecimento
em relação a conceitos de autoria coletiva na rede. E de como navegar em site de modo geral.
Possibilitou também compreender e perceber que qualquer um de nos que tenham acesso a internet
podem  modificar qualquer verbete publicado na mesma.Este estudo fez nos acreditar que somos
leitores com potencial para colaborar com as discussões dos verbetes  puplicado.Para isso basta
 cadastrar-se na wikipédia e interagir com  esse  mundo virtual de maneira conciente.

ATIVIDADE -2.10

   
   Apresente atividade é uma reflexão sobre algumas visitas realizadas a wikipédia;a fim de compreender o que é um verbete;o que significa a aba editar;qual o papel da aba discussão;o que o ícone cadeado significa na wikipédia.Ainda busca entender
o que é um ambiente wiki.
   Sendo assim,ao visitar a wikipédia percebemos que a mesma busca demonstrar os pré- requisitos para uma navegação segura e confiavel de um site.
  Com base na wikipédia compreendemos que verbete é o nome que se da a cada um dos textos;também denominado  de entrada de um dicionário;de uma enciclopédia ou de outros livros ou obra de referência que organiza informações desse modo.
   já a aba editar é vista como a mais divertida da wikipédia porque é nela que editamos determinados verbetes ou artigos.
E o papel da aba discussão na wikipédia é guiar,conduzir,nortear a edição.
  Ainda  segundo a wikipédia podemos dizer que o ícone cadeado informa que esse determinado verbete é polêmico,necessita de caltela,as vezes são vigiados por alguém que toma conta deles.E quando um desses verbetes são modificados, o conjuntode usuário que o vigia é avisado, principalmente quando essa correção for importante.
  Ao navegar pelo (infoeducativa.com), compreendemos com mais clareza o que é um ambiente wiki,pois o mesmo sublinha que "wikis são sistemas onde todos os usuários podem criar,editar ou remover paginas sobre qualquer assunto.E normalmente utilizada como enciclopédia, dentre as quais se destaca a wikipédia".
   Assim é de fundamental importância, realizarmos trabalhos pedagógicos por meio de um ambiente wiki na escola;pois isso permite que os alunos consultem constantemente diferrentes cadernos, que por ventura tenha sido perdido ou que estavam incompleto.A prendem também a pesquisar e reescrever conteúdos, baseados em outros textos em forma de artigos;favorecendo aí uma fixação mais real dos conteúdos;além de permitir um acompanhamento mais próximo e concreto do processo de evolução dos alunos,a curto, médio e longo prazo com mais eficiencia.
   E a inda possibilita expor os trabalhos internos de classe ao mundo exterior;com isso os alunos sente-se mais importantes e valorizados;criam habitos de leituras e passam a ler e interpretar qualquer tipo de conteúdos;  o tornando cidadãosaltenticos construtor do seu próprio saber,com potencial para interagir em um mundo globalizado com precissão.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OBSERVAÇÃO:

           HISTÓRIA INTERCALADA CHAPELZINHO VERMELHO


  Esse trabalho busca atender as exigência das atividades (2.6,2.7,2.8).A 2.6 é composta por links,de atividades pelas quais interessamos;fazendo parte  também dessa mesma atividade o planejamento do plano de aula.A  2.7 é prática do plano de aula.E a 2.8 é o registro digital dessas atividades realizadas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROINFO INTEGRADO

"O clima de respeito que nasce das relações justas,sérias,humildes,generosas,em que a autridade docente
e as liberdades dos alunos se assumem eticamente,autentica o caráter  formador do espaço pedagógico"
(Freire,p:.Pedagogia da Autonomia,p.103).

2.6 História intercalada Chapeuzinho Vermelho


terça-feira, 1 de novembro de 2011

ATIVIDADE 2.6 PLANO DE AULA

               Falar sobre tecnologia é sempre um grande desafio,pois muitas vezes não estamos preparados
para lidar com os recursos tecnologicos existentes em nossas escola.Sendo assim  em quanto educadores temos o dever de buscar novas formas de ensinar nossos alunos.Assim compreendemos que uma das formas de mudanças fundamental é inserir em nosso planejamento diário os diversos recurços tecnologicos,pois isso permite criar situaçães e estratégias de apredizagem significativas;porque torna as aulas mais atraente e dinâmicas,resultando em uma produção de conhecimento e abilidades correspondente a cada série. 
  Para Rubem Alves"é preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos,pois a ciencia constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada."
  sendo assim realizamos um plano de aula onde utilizamos alguns recursos tecnologicos existente em nossa escola;e trabalhamos com as crianças de 03 anos.
Nontanto a atividade decorreu da seguinte forma:

  PLANO DE AULA

Escola municipal de educação infantil:Elza Carrijo Pavini
Série:maternal II
Períldo :matutino
Professoras:Sionei,Rita,e Lurdes
       CONTÚDO
História :Chapelzinho Vermelho em DVD
Desenhar  parte da história que mais gostou do DVD que acabaram de assistir.
        OBJETIVO: 
Despertar emoções,por meio da atividade em DVD de história, incentivar o desenvolvimentoda imaginação;
-Mostrar que a leitura pode ser vista,sentida,falada,contada...
-Oportunizar as crianças diferentes maneras de ler,
Desenvolver a linguagem oral,escrita e habilidade de leitura.
Identificar elementos do DVD:personagem,cenário,desfecho,autor, título.
Aperfeisoar a criatividade para a narrativa.
      RECURSOS UTILISADOS:
TV.
Vídio
Camara fotgráfica
Folhas sufites
Lápis

DESENVOLVIMENTO:
1ª Passo-diálogamos com as crianças sobre a atividade do dia
2ª Passo-levemos as crianças para assistir o DVD.
3ª Passo-comentamos o DVD assistido
4ª Passo-desenhar parte da hitória que mais gostou.

    Assim ao concluir esse trablho podemos dizer que foi muito gratificante tanto para nos professore quanto para os alunos,pois podemos perceber o interesese entusiasmo de cada criança, onde dicutiam entre eles o que iam desenhar;e seus desenho como podem ser comprovado nas fotos tem lógica,assim estamos mais convencidos de que os meios tecnologico são essenciais para uma aprendizagem satisfatória.
 

2.6 Plano de aula








Unidade 2- hipertexto

Atividades do fórum da unidade 2-o que pesquisei e aprendi sobre hipertexto.
Pesquisei sobre definição e qual a utilidade de trabalhar com hipertexto;aprendi a navegar e as diferenças dos caminhos que devemos buscar para que possamos realizar uma educação dinamica e de qualidade.

Atividade 2.1-navegando livremente pela internet.
Atividade 2.2-conceituando hipertexto
Atividade 2.3-conhecendo e comentando trabalho.
Atividade 2.4-coceituando hipertexto coletivamente.
Atividade 2.5-criando um portifólio em hipertexto,oseu hiper-portifólio.
Atividade 2.6-planejando uma atividade com hipertexto ou internet.

           Atividade 2.6
www.projetospedagogicosdinamicos.com/artes_visuais.htm
www.smec.salvador.ba.gov.br/.../educacao-infantil/sugestoes-atividade...
jacirinha.blogspot.com/
gimenes-gentequeduca.blogspot.com/.../mais-sugestes-de-atividades-s...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Blog da Sionei . Portfólio do curso Eproinfo-100 horas

Unidade 1
Atividade 1.2-Quem sou com professor e aprendiz
Quem é Sionei
Sou atualmente aluna do curso tecnologia na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC-Eproinfo

Atividade 1.3-Educação e tecnologia; reflexão basesda em Ladislau Dowbor, que esta postada no fórum.
Atividade1.4-Levantamento das tecnologias existentes na escola;esta postada no diário de bordo.
Atividade 1.5-Mapa conceitual; postado no diário de bordo .
Atividade 1.6-Pesquisa investigativa sobre trabalho com projeto (Webguest ),esta postada no fórum.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011